sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Éramos Seis

Numa bela tarde de sexta-feira, há exatamente 1 semana, deu um vendaval na cidade, que até eu fiquei sem energia por quase 3h.

Momento nostálgico: antigamente, não tinha nada disso comigo: acabava a energia mas o trabalho continuava à base da luz de lanterna, uma coisa quase artesanal, beirando o romântico. Os empréstimos eram registrados em fichas, à mão. Hoje posso dizer que sobrevivo através de aparelhos interligados à rede elétrica. Não, não estou em estado terminal, apesar da idade.

Mas vamos voltar ao trabalho, que por aqui não falta. E minhas funcionárias sempre dão um jeito de dar andamento aos projetos desenvolvidos por aqui, faça chuva, faça sol, com ventania ou não. Aguarde, aguarde. Tudo isso faz parte do pacote

Éramos Seis é um Romance de Maria José Dupré, disponível no nosso acervo.
Localização 869.93 D947e

30 de Setembro - Dia da Secretária

Minha homenagem a todas as profisisonais que cuidam das agendas, horários, telefonemas, recados, pepinos, abacaxis, dilemas, conflitos e sinônimos destes. Só elas sabem a dor e a alegria de ser quem são.
Em especial, meu carinho e de toda minha equipe para a Silvana, que faz as vezes de secretária do meu "ser".
Dizem que ela faz uma tal de pizza enrolada que é uma maravilha. Ela enrola pra fazer, mas um dia sai. Acredito nisso. Estou de portas e janelas abertas esperando por este dia novamente.
Em nome de todas as bibliotecárias e todos os Asdip, obrigada, Sil.

E por falar em novidade,

minha equipe está preparando uma pra vocês. E bota preparação nisso. Semana que vem você já pode conferir aqui no blog o que vem pela frente. Está pelos corredores nosso teaser, que é simplesmente um chamado, um pré-anúncio de alguma coisa, jargão comumente utilizado no meio publicitário, que idolatra uma expressãozinha na linguagem do Tio Sam.

Vamos começar pela letra A: árvore x arquitetura

Você já ouviu falar sobre o livro A Árvore Generosa? A obra relata o amor de um menino por uma árvore. Não, não é o Meu pé de Laranja Lima que também é uma obra incrível e ainda por cima é coisa nossa.
Clássico da literatura infantil, A Árvore Genereosa foi publicada pela primeira vez em 1964 pelo norte-americano Shel Siverstein e traduzido aqui no Brasil por nada menos que Fernando Sabino. A última edição da obra está disponível no acervo da Biblioteca do Câmpus de Assis, podendo ser realizado o empréstimo via EEB
Tá, mas o que tudo isso tem a ver com a Arquitetura?
Bem, Pedro Useche, renomado arquiteto brasileiro, é designer moveleiro e fez uma criação baseada nesta obra. Ele concedeu uma entrevista neste mês à Revista Lush, que pode ser lida virtualmente. Vale a pena conferir este bate papo concedido pelo profissional. E ainda, você pode receber a publicação da revista eletrônica de forma mensal e gratuita no seu e-mail. Reproduzo aqui o trecho em que ele se refere ao livro.


Revista Lusher - O cabideiro "A Árvore generosa” recebeu esse nome em homenagem ao autor do livro de mesmo nome. Como foi esse processo? Em que momento decidiu realizar essa homenagem e por quê?
Pedro Useche – A árvore generosa surgiu do desafio de utilizar uma única placa de Pinus. Eu comecei a rabiscar em uma folha para utilizar a placa inteira. Um quebra-cabeça e assim eu consegui construir uma peça de usos múltiplos. O escritor era um ativista e escreveu esse livro que conta a relação de amor entre um menino e essa árvore. É basicamente desenhos, poucas linhas, mas traz uma missão socioambiental muito bacana, todos deveriam ler e, em minha opinião, ele deveria estar em todas as escolas.

Mudando de árvore: reparou como os pés de mangas espalhados pelo câmpus estão carregados com os frutos? Alguns até já estão quase maduros.
Desejo que você tenha um ótimo fim de semana. E muito protetor solar. A temperatura hoje aqui chegou aos 43º C. Esse fenônemo bem quente se chama Presidente Prudente!
Tchau!

Daqui pra frente...

...tudo vai ser diferente. E vai mesmo! E já está sendo. Redes sociais, internet, mundo virtual. TODOS, querendo ou não, estão inseridos de alguma forma neste contexto. Sobreviverão aqueles que se adaptarem a essa nova forma de vida, já previa Darwin, sem nem  ao menos ter tido acesso a uma pesquisa no Google para constatar este fato.
Bom, o que queremos dizer com tudo isso é que, nós, as Bibliotecas de todo o mundo, também estamos sendo impactadas com toda essa parafernália tecnológica. Sim, vamos sobreviver porque estamos nos adaptando. E este blog é nosso compromisso, com você, usuário. Equipe treinada, motivada e atualizada. Vivemos na era da informação, e no nosso acervo, isso é que não nos falta. Desenvolvemos um projeto para que a atualização deste blog seja diária e condizente com os seus e os nossos objetivos. E, como não podia deixar de ser, queremos que você também contribua com a gente. Esta é nossa proposta, este é nosso cantinho aqui  dentro do Universo. Seja bem-vindo!

Formulário de Inscrição na Biblioteca Online