3 de Dezembro, Dia Internacional do Deficiente Físico.
O Post de hoje está inserido em Datas Comemorativas, no marcadores deste blog. Mas ressalto que é com intuito de um dia poder celebrar com você usuário, essa conquista, que é árdua, diária e constante.
Políticas públicas, leis, campanhas de conscientização e incentivos estão sendo adotados atualmente a fim de mobilizar a sociedade de uma forma geral para a "problemática", que, com boa vontade é possível fazer um país acessível e de todos, como proclama a campanha do governo federal .
A reforma do calçadão da nossa cidade é um avanço histórico. É visível a diferença que trouxe para a locomoção dos transeuntes, mesmo àqueles que não têm nenhuma restrição física ao realizar o trajeto.
De fato, sou uma biblioteca, não sou humana, mas me sinto bastante constrangida ao receber em minhas instalações um Portaor de Necessidades Especiais (PNE) e não poder oferecer uma infra-estrutura adequada e condizente com as normas vigentes.
Plataforma elevatória em uma biblioteca |
Um passo já foi dado aqui: com a reforma dos sanitários do meu prédio, que foi entregue recentemente aos usuários, há adaptação a quem possui alguma limitação física, tanto na ala masculina quanto na feminina, o que já me deixa com uma esperança de uma possível instalação de plataforma elevatória, quem sabe? (#ficadica), a fim de que todos os usuários acessem o meu lindo, vasto, belo e gigantesco acervo ( e possa conhecer as novas e recém instaladas prateleiras deslizantes ultra-modernas e práticas ;)
Além do que, temos um time de basquetebol sobre cadeira de rodas que se destaca na nossa cidade. Quer mais? Ele é treinado aqui na Unesp, surgiu aqui, orgulho imenso para nossa unidade.
No ano passado, uma funcionária da minha equipe, teve a difícil experiência de conviver com mobilidade reduzida. O e-mail que encaminhou aos amigos virou um artigo de opinião, que foi veiculado na Coluna on-line do jornalista Sinomar Calmona, na mesma ocasião.
Acessibilidade. Quando isso irá se concretizar? Quando verbas destinadas a um fim específico, que estas alcancem seu destino final, sem escalas.
Quando o ser humano compreender que pimenta no olho do outro pode um dia respingar em seu próprio, haverá refresco para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
De leitor a autor...