quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Hoje é dia de casamento!

Sim, sim. Este dia existe. E é hoje. Mas só vale se você estiver na Irlanda.

Reza a tradição que no dia 29 de fevereiro (ou seja, a cada 4 anos) as mulheres têm o poder direito de pedir o homem em casamento. E maaaaaaaaais: Ele é obrigado a aceitar. Não é o máximo? 

Caso você, usuária, esteja com dificuldades em mudar o "relacionamento sério com" para "casado com" no seu status do facebook, inspire-se no filme "Casa Comigo?", que narra esse costume irlandês. Não o tenho em meu acervo, mas está disponível em uma locadora bem próxima daqui #ficadica

Se dentro de 4 anos as boas intenções do moçoilo não se concretizarem, sujira Dublin como destino de férias.

Quer um "beautiful day" melhor que este? Só topando com o Bono Vox e tendo como trilha sonora do casório o repertório ao vivo do U2


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

E o Oscar foi para...

A invenção de Hugo Cabret é uma obra prima do cinema, que impressiona principalmente por sua fotografia. As cenas em que a biblioteca se faz presente é digna de premiação. Fantástico. Pena que não venceu como melhor filme, uma das 11 categorias a que foi indicado. Levou 5 estatuetas, mas o maior beneficiário de toda essa produção sem dúvidas é o público. Imperdível!!! Recomendo.

Deixo aqui pra você um outro vencedor, na categoria Melhor Curta de Animação: "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" de William Joyce e Breon Oldenburg. Fascinante!





Dia Nacional do Livro Didático

Sejam muito bem-vindos calouros e veteranos.

Coincidentemente, hoje também é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático. E por falar nele, confira o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados:

Proposta obriga governo a adquirir livros didáticos de material reciclado

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3016/11, do deputado Edivaldo Holanda Junior (PTC-MA), que obriga o governo a adquirir material didático confeccionado com matéria-prima reciclada para distribuição aos programas nacionais do Livro Didático (PNLD) e do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Esses programas contemplam os alunos de escolas públicas.
A proposta estabelece prazo gradativo para aquisição do material em quatro anos.
Segundo o autor do projeto, a medida contribuirá para diminuir os efeitos da produção de lixo e sinalizar para a sociedade a importância da reciclagem. “Da junção do dever do Estado de garantir o acesso à educação e do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado resulta uma medida salutar sob todas as óticas de análise”, avalia Holanda Junior.

Tramitação

A proposta tem caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Encontro marcado

A Unesp realiza, de 27 a 29 deste mês, a Semana de Integração dos Calouros.
A participação da minha equipe se dará às 7h30 da quarta-feira, dia 29.
Compareçam.

Clique aqui e confira a programação

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Faculdades poderão ser obrigadas a emitir diploma provisório

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2995/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que obriga as instituições de ensino superior públicas ou privadas a fornecer ao aluno uma declaração provisória gratuita imediatamente após a conclusão do curso universitário. Essa declaração teria validade até a emissão do diploma definitivo e poderia ser utilizada para comprovação de escolaridade em concursos e empresas.

O deputado lembra que a emissão do diploma definitivo, em geral, leva meses, prejudicando o ingresso de recém-formados no mercado de trabalho. “É absolutamente necessário que os interessados, após o término dos cursos, recebam documentos provisórios que os habilitem a exercer sua profissão ou a comprovar a conclusão dos estudos junto a órgãos, entidades e instituições que assim o exijam”, afirma.


A instituição que descumprir a norma, de acordo com a proposta, estará sujeita a multa e, em caso de reincidência, detenção do responsável por três meses ou prestação de serviços.

Hoje, a legislação não estabelece prazo para entrega do diploma por instituições de ensino superior. Segundo informações do Ministério da Educação, nesses casos, são aplicadas as punições previstas no Código Civil, e a instituição pode entrar em situação de descumprimento culposo mediante interpelação formal do interessado.

Tramitação


O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-2995/2011

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/409458-FACULDADES-PODERAO-SER-OBRIGADAS-A-EMITIR-DIPLOMA-PROVISORIO.html

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Imparcial - Júlio César Durigan

Clique na imagem para melhor visualização
Foi publicado no jornal O Imparcial, de ontem (15/fev/2012) um artigo do reitor em exercício da UNESP, Julio Cesar Durigan. Confira o texto na íntegra, clicando sobre a imagem para ampliá-la. O exemplar do jornal também está disponível no meu acervo.

 

Sim ou não?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Filtro solar...abuse!

Projeto torna obrigatória distribuição de protetor solar para professor de educação física

Medida beneficia outros professores que atuam em ambientes abertos.
(Carteiros, por exemplo, já recebem este benefício)


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3001/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que torna obrigatória a distribuição gratuita de protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo, aos profissionais de magistério que trabalham em ambientes abertos. O produto deverá proteger contra raios UV-A e UV-B.

A proposta estabelece que o protetor deverá ser distribuído por intermédio do Programa Farmácia Popular. Entre os profissionais que serão beneficiados estão, por exemplo, professores de Educação Física e Práticas Agrícolas. Além da distribuição do produto, o projeto também torna obrigatória orientação sobre os benefícios e formas de uso.

O autor lembra que a exposição ao sol por períodos prolongados, sem proteção, é uma das principais causas do câncer de pele. O objetivo, ao instituir a distribuição gratuita de protetor para professores, é tornar mais acessível a esses profissionais os cuidados para prevenção.

Tramitação 

A proposta, que tramita apensada  ao Projeto de Lei 4234/08, será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania



Para inspirar, assista ao famoso "Sunscreen"


 

Pesquisa e localização - Base Athena - TUTORIAL


Tutorial, passo a passo, orienta o usuário a realizar a busca de obras no Catálogo Athena.
Clique em mais informações para ter acesso ao tutorial completo.
Para melhor visualização, você deve clicar na imagem para ampliá-la.

Tutorial, passo a passo, orienta o usuário a realizar renovação das obras em empréstimo (empréstimos ativos).
Clique em mais informações para ter acesso ao tutorial completo.
Para melhor visualização, você deve clicar na imagem para ampliá-la.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Reserva de material bibliográfico - TUTORIAL


Tutorial, passo a passo, orienta o usuário a realizar reserva de material bibliográfico.
Clique em mais informações para ter acesso ao tutorial completo.
Para melhor visualização, você deve clicar na imagem para ampliá-la.

Pedidos de EEB - TUTORIAL

Tutorial, passo a passo, orienta o usuário a realizar empréstimo entre bibliotecas.

Clique em mais informações para ter acesso ao tutorial completo.

Para melhor visualização, você deve clicar na imagem para ampliá

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

E ai, bixo?

Observação da faixa: Use roupas bem simples nas primeiras semanas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebe desde ontem (8/2) e até hoje
(9/2) as matrículas dos aprovados no Vestibular 2012. A instituição convocou 6.629 candidatos para ingresso em seus 156 cursos disponíveis no exame deste ano. O resultado pode ser conferido nos sites vestibular.unesp.br é www.vunesp.com.br


Nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 9 às 18 horas, o candidato convocado para matrícula deverá comparecer à seção de graduação da unidade onde funciona o curso para o qual se inscreveu, portando duas fotos recentes 3X4 e duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, certificado que comprove estar em dia com o serviço militar (pessoas do sexo masculino), título de eleitor (para maiores de 18 anos), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro, histórico escolar completo do nível médio e certificado de conclusão do ensino médio.


Os 24.314 candidatos constantes da lista de espera deverão confirmar interesse por eventual vaga remanescente, das 10 horas de 8 de fevereiro até as 17 horas do dia 10 do mesmo mês, por meio do site da Vunesp Quem não declarar interesse estará automaticamente excluído de qualquer convocação posterior. Segundo Elias José Simon, diretor-presidente da Vunesp, “a expectativa é de que a maioria das matrículas aconteça logo nos dias 8 e 9, dada a importância que os vestibulandos têm dado à Unesp e ao fato de virem a morar em cidades com boa qualidade de vida no interior paulista”. 


A segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro, nos sites da Unesp e da Vunesp. Os convocados nesta lista deverão se matricular no dia 17. O calendário completo de chamadas posteriores pode ser consultado no Manual do Candidato, disponível para consulta nos sites mencionados acima. 


Os cursos disponíveis no Vestibular 2012 são para unidades na capital (144 vagas) e em Araçatuba (155), Araraquara (775), Assis (405), Bauru (995), Botucatu (550), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (40), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Rio Claro (490), Rosana (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (80), São Vicente (40) e Tupã (80).Disque TroteA Unesp proibiu o trote em toda a instituição por meio de uma resolução de 1999. 


Leis estaduais e federais posteriores também tornaram o trote ilegal e obrigam as universidades a punir os alunos infratores. As unidades da Unesp organizam todos os anos atividades de recepções aos calouros e incentivam ações recreativas e comunitárias, como doação de sangue e alimentos e plantação de mudas, o chamado “trote solidário”.
Caso algum estudante vivencie ou testemunhe uma situação de violência ou constrangimento ilegal, pode procurar orientação e fazer uma denúncia diretamente para o vice-diretor de cada unidade.


Sobre a Unesp: A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 33 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. Tem 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.


referência: http://www.sinomar.com.br/portal/conteudo.asp?codigo=8126&page=48



Inscrição de calouros na biblioteca


Para se inscrever aqui, basta seguir as orientações deste link
Lembrando que é necessário trazer o RG, CPF e o comprovante de matrícula, já que devido à grande demanda de inscritos ainda não está inserido no sistema.


Aguardo vocês! Para mais informações, navegue pelo blog e pelo site da biblioteca.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uma noite no acervo


O título é uma analogia ao filme "Uma noite no Museu". Assista ao vídeo deste post e você entenderá o porquê.

O filme foi criado por Sean Ohlenkamp, sua mulher Lisa e mais 24 ajudantes. Inspirados em uma experiência que fizeram ao arrumar os livros de casa, eles resolveram fazer algo digamos, mais grandioso.

"The Joy of Books" é uma gostosa brincadeira mostrando o que fazem os livros (e companhia) durante a noite depois que todos saem de uma livraria. Mais especificamente da Type Books onde foi filmado e que fica em Toronto, no Canadá.

A produção levou muitas noites de sono da turma, mas o resultado ficou pra lá de legal! A música foi criada exclusivamente para o material por Grayson Matthews

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Segunda-feira é dia começar



Um cutucão em todos aqueles que procrastinam em iniciar a dieta, que sempre deixam pra começar na segunda-feira.

Uma tirinha bem humorada sobre a ilustre cena do cotidiano. Comece a semana malhando aqui.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É disso que você tem fome?

Jamie Oliver, chef inglês, cujo programa televisivo é exibido pelo canal pago GNT,  mostrou que a rede McDonalds usava hidróxido de amônio para "encher" carne

O famoso chef britânico Jamie Oliver conseguiu uma façanha. Ele fez o McDonalds mudar sua receita de hambúrguer.

Famoso ativista da comida saudável, Oliver ficou chocado quando soube que a rede de fast food usava hidróxido de amônio para converter sobras de carne em hamburgueres maiores. As informações são do DailyMail.

Em seu programa de culinária, o chef chegou a dizer que pessoas estavam consumindo um produto que seria vendido na forma mais barata para cães e que, após a inserção do componente químico, era servido a humanos. Em seguida, demonstrou a mudança da carne utilizando o hidróxido de amônio.

Depois de meses de campanha de Oliver, o McDonalds anunciou que abandonou o enchimento de carne em seus hambúrgueres.

O microbiologista Geral Zirnstein, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, concordou com Oliver e afirmou que o agente químico deve ter venda proibida.

Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=20546

Alguém da Química se manifesta, e me explica, afinal, para que de fato serve este componente químico? E que malefícios ele pode causar na nossa saúde?

#Dica de Documentário 

Super Size Me: No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Não é só a Havan que faz inauguração não...


Ao contrário dos Supermercados do Estado de São Paulo, que aboliram a distribuição "gratuita" das sacolas plásticas em seus estabelecimentos, desde o ano passado minha equipe matutava uma forma de substituir os tradicionais formulários de papel para inscrição de novos usuários, a fim de realmente coloborar na preservação do meio ambiente.

Reusar, reduzir e reclicar. Este é o lema.

E isso aconteceu. A partir de agora, basta preencher o formulário que está disponível num aplicativo no final do blog e nos terminais de atendimento da biblioteca. Você também pode conhecer a nova página e se inscrever clicando aqui

Com isso, o atendimento e cadastro dos usuários se dará de forma mais ágil e eficiente, além de evitar desperdício de folhas de sulfites, pois as informações serão armanezadas num banco de dados virtual. 

Ora, se até os livros não estão sendo mais no formato impresso, por que é que eu iria ficar fora dessa?

Fora que já estou me adequando à nova linha de pensamento de grandes instituições que fazem uso de softwares livres no desenvolvimento de seus trabalhos. 

O formulário foi gerado no GoogleDocs, é armezando no BrCalc, que faz parte do pacote LibreOffice, que veio substituir a versão paga do pacote da Microsoft, o Office, que precisa da licença renovada  (R$) anualmente,  em cada computador para que possa ser utilizado.

Para quem não sabe, A UNESP é signatária do Protocolo Brasília, que é um documento elaborado pelo Governo Federal com o intuito de firmar compromisso entre organizações para utilização do ODF como padrão para o armazenamento de documentos internos e para a troca de documentos com as demais organizações signatárias do protocolo.

Ou seja, num futuro, não muito distante, você fará parte de tudo isso e será usuário de software livre. Aliás, você já o é: os terminais de consulta do balcão de atendimento utilizam o Linux (que substituiu o Windows ou o Macintosh, por exemplo)

Um brinde à inovação. Sem champanha, porque bebida açucarada e comida aqui dentro nem pensar. E com álcool ainda, piorou!



Formulário de Inscrição na Biblioteca Online