segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma pedra brilhante em nosso caminho

Nada de doces, nem de travessuras. A cultura popular brasileira é rica e contamos com ilustres autores, como Carlos Drummond de Andrade, que merecidamente ganhou a data de hoje como sendo seu Dia D, Dia de Drummond. Chega de importar modistos norte-americanos. Dia 31 de Outubro não é mais dia (pra mim nunca foi) de se divulgar em escolas e ensinar a crianças uma cultura que não é do nosso povo e que nada agrega em sua formação. 
A partir de hoje, data em que Drummond comemoraria seus 109 anos, fica estipulado o dia 31 de Outubro para se comemorar a invenção de Carlos Drummond de Andrade. E em 2012 ele já tem um tributo garantido: o poeta será o homenageado da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty. Este ano, quem recebeu as honras foi Oswald de Andrade, cuja exposição temática está no Museu da Língua Portuguesa.

Pé de agradecimentos

A Semana do Livro e da Biblioteca foi um sucesso graças à colaboração e empenho de pessoas que se dedicaram integralmente e de empresas que de contribuiram com serviços e produtos para abrilhantar nosso pé de pensamento, que consistiu em oferecer poesias dentro de saquinhos mimosos, carinhosamente confeccionados pela minha equipe, costurados pela mulher rendeira Eulália, minha funcionária.
Além de textos axiológicos (ou seja, de valores intrínsecos), alguns saquinhos estavam recheados de vale-brindes que iam desde bloco de notas até pen-drives.
Na foto, os estagiários Felipe e Verônica, fazendo juz à categoria: sombra, água fresca e uma poltrona mole, pra combinar com a vida que eles levam por aqui. É claro que é brincadeira, né gente? Meu super obrigada também a eles, que deram e dão um duro danado por aqui.

A seguir, a lista de parceiros e colaboradores para a concretização da nossa Semana

Empresas que investem em cultura:

Art Mãos Encadernadora - design e impressão dos marca páginas
Artes Lá e Cá - doação de brindes (toalhas bordadas)
Borgato Semijóias - doação de brinde
Cláudia Spíndola - doação de brindes
Colégio Anglo Prundentino - patrocínio do vídeo
D&Lu Modas - doação de brinde
Dê Ribeiro - doação de brinde
Encadernadora Aliança - impressão dos folders
Estetic Hair - doação de brinde (serviço estético)
Folha Mix - Refeição natural
Gold Video Locadora - concedeu DVD´s para exibição de filmes
H-max Locação - forneceu o container
HSBC Bank Brasil - patrocínio financeiro
Império Vídeo - edição de vídeo
JM Presentes (João do Paraguai) - doação de brindes diversificados
Jopanna´s Café - doação de refeição-brinde
Jorge Targino dos Santos (Quiosque) - doação de refeição-brinde
Marcos do Paraguai - doações de brindes diversos
Prudente Rodas - doação de 4 alinhamento e balanceamento
Sabesp - Fornecimento de saquinhos de água
Samuel Camargo Cabeleireiro - doação de hidratação e escova - brinde
Supermercados Estrela - doação de brindes
Vanderlei do Pão - doação de brindes (biscoitos caseiros)
Vitória Régia Casa e Jardim - Árvore do pé de pensamento
Agradecimentos também para:

Equipe da Biblioteca
Prof.Dr.Claudemilson dos Santos
Pétilin Souza
Natalia Gironde Ataíde
Deva
Nivaldo Gonçalves
Cristiano
Seção de Conservação e Manutenção

Ano que vem tem mais, e dessa vez, contamos com a sua sugestão. Por favor, deixe um comentário do que você acha que deve ser aprimorado  e o que você quer ver durante a Semana do Livro e da Biblioteca de 2012. O meu muito obrigada a todos que prestigiaram o nosso evento.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fechado para balanço


rede, cama, enfim, para aproveitar o dia lá fora do meu prédio. É dia de ponto facultativo decretado pelo atual governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. 
Lembrando que hoje é o último dia da Semana do Livro e da Biblioteca 2011, aproveite para ver as exposições disponibilizadas pela minha equipe e participar da programação. 
O encerramento se dará hoje às 19h30, com a presença do Sr. Raymundo Farias, lançando seu livro aqui no meu espaço.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dois é bom.

Dose dupla de cinema hoje. Disponibilizei duas sessões para atender a pedidos dos usuários.
Quem assistiu ao de ontem, verá que O Livro de Eli faz uma referência ao Fahreinheit 451. Apesar de ser antigo, é uma obra muito bem elaborada, diversão garantida.
Relembrando então: 15h30 e/ou 19h30, sim, porque coisa boa sempre vale a pena ver de novo! Aguardo você.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sessão cedida

Filme recomendadíssimo e comentado por todos que já assistiriam a ele e que passam pelas minhas dependências. Meu agradecimento à Gold Vídeo Locadora, que gentilmente nos forneceu o DVD para exibição.

Boi da cara preta e do corpo multicores

Brincantes do Pisa Chão se apresentando
no meu salão de estudos
Clima de nostalgia e contato com a cultura e regionalismo brasileiros. Assim, sucintamente, podemos definir a apresentação colorida, alegre, divertida e irreverente da trupe teatral Brincantes do Pisa Chão.

Com recursos simples e muito talento é possível criar um espetáculo de encher os olhos de adultos, crianças, idosos e até as faces mais carracundas. Momentos que remeteram à infância, em que diversas faixas etárias se uniram em um só objetivo: apreciar a apresentação e lembrar que o importante da vida é ser feliz.

Ao fim da apresentação, os membros do grupo frisaram a importância de algumas referências em seu trabalho, os artistas nordestinos, como Antônio Nóbrega, Córdel do Fogo Encantado, Bia Bedran, Poeta Zé da Luz, Cora Coralina, além de vivências em oficinas e apresentações, assim como a nossa rica e diversificada Cultura Popular Brasileira.

Na Base Athena, você encontra, algumas das obras citadas pelo Brincantes do Pisa Chão, dentre elas vários títulos da autora Cora Coralina, sendo que no meu acervo está à sua disposição uma de suas obras, intitulada Poemas dos becos de Goiás e estórias mais - Localização: 869.91 C795p

Já o livro Zé da Luz e suas histórias: o impossível é apenas difícil, do poeta Zé da Luz, tem disponível no câmpus de Assis e no de Ourinhos, que podem ser solicitados via EEB

Contatos e mais informações a respeito do Brincantes do Pisa chão, cujo objetivo é levar arte e cultura a bairros populares, fazendo da rua seu palco, visite a página da Federação Prudentina de Teatro, onde também há uma agenda com espetáculos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É hoje o dia da alegria

Diretor e vice-diretor da FCT presentes na cerimônia de abertura
da Semana do Livro e da Biblioteca 2011
e a tristeza nem pode pensar em chegar. Começou a tão aguardada  Semana do Livro e da Biblioteca. É com grande entusiasmo e satisfação que convido você, usuário, visitante, transeunte, cidadão prudentino, brasileiro, estrangeiro, ser humano, cidadão, a adentrar ao meu espaço e usufruir da programação  que ofereço este ano.

O Dia Internacional da Biblioteca é celebrado todos os anos na 4ª Segunda-Feira de Outubro. Foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999. Este ano a data é celebrada hoje. No entanto nossa comemoração se estende até a próxima quinta-feira, aproveitando a ocasião para festejar o Dia Nacional do Livro, que teve a data de 29 de Outubro escolhida para a ocasião, por coincidir com o aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, inaugurada por conta da transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.  (Há a Data do Dia Internacional do livro, por isso a razão do grifo acima, que foi instituída pela Unesco como sendo o dia 23 de Abril)

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. Mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional, pelo escritor Monteiro Lobato, em Outubro de 1925. 


Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.

Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".


 
O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série.
Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.

Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

A Importância do Livro

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.





Discentes, funcionários e diretores de seções da FCT assistem ao
 vídeo que faz parte da exposição "Da Pedra ao Virtual"





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Troca com troco

Muita correria, reta final para a realização da Semana. Houve um contratempo e uma alteração em nossa programação foi necessária e benéfica.
Na terça-feira à noite, às 19h30, em troca ao que havia sido agendado, será exibido um filme com Denzel Washington,  O Livro de Eli. Imperdível. Foi uma excelente negociação. E quem saiu ganhando foi você. Um filme de excelente qualidade e que tenho certeza absoluta que não irá deixá-lo a ver navios, assim como o título escolhido para o Cine Retrô, que será exibido no dia seguinte. Este posso garantir  que irá acrescentar algo na sua vida.

Clique aqui e confira a programação reajustada.





Anamorfoseando

Backstage dos preparativos da exposição elaborada pela minha equipe, com o título Da pedra ao digital, com as colaborações do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Claudemilson e de seus "discípulos", aplicando o projeto da Anamorfose no conteiner (do inglês Container, como foi escrito no post anterior). A técnica consiste em distorcer uma projeção, causando uma imagem deformada, que dará a sensação de continuação do túnel dentro deste conteiner.  



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Semana em ebulição


Não, usuário, ninguém está a ponto de ponto de explodir, apesar da correria. É o evento que está bombando, a 1000 por hora, prestes a estrear. E para tanto, precisamos organizar o espaço para cumprir com nossa programação. Portanto, preste atenção ao recado acima. Clique na imagem para ampliar e ficar a par da situação. Obrigada desde já pela compreensão.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Você já entrou em um container?

O descarregamento de um container em frente ao meu prédio despertou olhares curiosos e assustados dos que passavam ao redor. Não bastasse todo esse meu tamanhozão, minha equipe, que transborda pensamentos criativos, precisou quebrar a expressão "baú de ideias". Foi aí  que que a H-MAX Locação disponibilizou um "bauzão" para fazer parte do nosso evento e sossegar as mentes inquietas  desses meus funcionários hiperativos e criativos. Quebre a rotina. Participe!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Agradeço pela atenção dispensada!

Presente da autora para o acervo
Hoje, venho agradecer pelos dois exemplares da obra que recebi: A Produção do TDA/H - Transforno de Déficit de Atenção Com ou Sem Hiperatividade, doados pela própria autora, a psicóloga prudentina Dra. Ieda Maria Munhós Benedetti, que gentilmente me condeceu a honra de ter mais um herdeiro de seu vasto conhecimento no meu acervo.

Tenho disponível para acesso eletrônico a dissertação de seu mestrado, defendida pela Unesp, intitulada Provão : o impacto de sua implantação nos cursos superiores de Presidente Prudente - SP 
Além de um livro baseado no mesmo tema, também fruto do trabalho de Ieda, Provão em questão : o passado presente e perspectivas para a avaliação universitária que você encontra em uma das intermináveis prateleiras.
Ieda, em nome da Equipe da Biblioteca FCT Unesp, muito obrigada!  


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aos mestres, com carinho

Quem não tem ou teve um professor querido, guardado a sete chaves do lado esquerdo do peito que atire a primeira pedra. Parte do que você é e onde está neste momento deve-se ao esforço, dedicação e puxão de orelha (ou não) deste profissional nada valorizado no nosso país. Não vou entrar no mérito, mas para se ter uma ideia, enquanto um professor da rede municipal do norte do país recebe míseros R$600,00, na Finlândia, país situado no norte da Europa, um docente recebe em torno de R$5.000,00 mensais, tanto que a profissão é tida como objetivo de carreira para muitos estudantes ao optarem por um curso de graduação.

Voltando à homenagem do dia. Digo homenagem, porque no cenário atual não há muito o que se comemorar, muita coisa ainda precisa ser feita. 
Há aqueles que já são doutos por natureza. É o caso de Steve Jobs, que por conta de sua vasta sabedoria e visão extraordinária, abandonou o curso universitário e traçou sua própria rota, e revolucionou a maneira como  o mundo lida hoje com a tecnologia, que ele deixou de herança aos que ainda por aqui permanecem. Observe que o símbolo escolhido para ser a logomarca de sua empresa foi a maçã, o mesmo fruto proibido que a Bíblia adotou para ser ícone da árvore do conhecimento. E tcharammm: a clássica maçã sobre a mesa do professor, que nos longíquos, saudosos, velhos e bons tempos, este  profissional costumava receber de presente dos alunos. Tudo isso seria uma mera coincidência?

Professora Helena (Carrossel)
A ficção também tem suas personagens marcantes no papel do educador. Um caso de sucesso foi a lendária professora Helena, da novela mexicana Carrossel, exibida no começo da década de 90, aqui no Brasil, pelo SBT. O sucesso foi tamanho que a emissora fará um remake da novela para exibi-la a partir do ano que vem. Mas os tempos são outros. A começar, o papel da professora Helena nesta versão cogitava-se ser interpretado, até há pouco tempo, pela atriz Karina Bacchi. Agora a bola da vez é Lívia Andrade. Só por isso já dá pra se ter uma noção do quão diferente essa trama será da nostálgica gravação original.

Pasteur já dizia que a sorte favorece a mente bem preparada. E é a você, professor e aspirante à docência, o nosso respeito e afeto por ser o responsável por contribuir para a formação ética e para o desenvolvimento intelectual, e contribuir para que o acaso venha ao encontro da sabedoria que pode ser proporcinada através de seu ofício. Parabéns, professor, pelo dom de lecionar, educar e sobreviver às intempéries de sua arte.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tutorial - Pedidos EEB

Muita coisa mudou por aqui. A Biblioteca se atualiza diariamente, por questão de praticidade e também de necessidade, pois tudo o que é de novo hoje já é obsoleto daqui a, sei lá, semanas. Então alguns procedimentos que adotávamos já não condiz mais com a realidade e demanda de nossos usuários, definidos como geração f, pela Revista Veja da semana passada (tem no meu acervo!), uma alusão ao Facebook. 

Um exemplo disso que estou falando é o EEB (Empréstimo Entre Bibliotecas). Antes o padrão adotado era: O interessado vinha até o balcão de atendimento, preenchia um formulário, entregava no balcão ao funcionário, que por sua vez repassava este a outro encarregado da realização deste serviço. Chegaaaa!
Tá, mais ou menos chega. Para empréstimos Extra-Unesp (USP e Unicamp) ainda é na manivela. É só para dar um ar meio retrô em meio a tanta modernidade (vamos enxergar assim, vai).

Agora você mesmo, usuário, faz seu login na base Athena, e automaticamente seu pedido já é enviado ao setor responsável. Tudo o que a gente mais quer é tirar essa visão de que o serviço público aqui no Brasil precisa ser burocrático. Ele não precisa ser assim e estamos fazendo de tudo para que isso seja colocado em prática.

Lembrando que para cadastros mais antigos, pode ser que no momento em que efetue o pedido apareça a mensagem " pedidos de EEB excedidos".  Se isso ocorrer, basta atualizar o cadastro mandando um e-mail para eeb@fct.unesp.br informando apenas o nome de usuário ou ligando para 3229-5460. Os cadastros recentes já estão aptos a efetuar este procedimento.

O que é?
O EEB (Empréstimo entre Bibliotecas) consiste no compartilhamento de acervo entre as Bibliotecas da Rede UNESP e Extra UNESP (USP e UNICAMP) através do empréstimo de publicações.
Como faz ?
As solicitações de EEB devem ser feitas, através do Catálogo Athena.

E pra renovar ou cancelar o empréstimo?
Renovações e cancelamentos também deverão ser realizados através do Catálogo Athena, em Informações do Usuário - Pedidos Ativos de EEB. Para mais instruções, consulte atentamente o Guia do Usuário. 
É importante que você renove com antecedência, pois depois de vencido ou devolvido o EEB não poderá ser renovado. Ele deverá ser devolvido à unidade de origem para então ser feito novamente uma solicitação de empréstimo.

Passo a Passo
Pesquise o material na base Athena, atentando-se para mudar a base para Catálogo Coletivo

Na exibição dos registros, clique no número referente ao registro desejado. (coluna " # ").

Na página do registro completo, clique em Pedidos de EEB


Faça o login informando seu ID/CPF de usuário.



Na página do Pedido de EEB, basta informar a data do prazo de interesse. Insira um prazo de no mínimo 30 dias, não demora todo este tempo, mas é período mínimo padrão estipulado pela rede.
Prontinho! Sua solicitação foi registrada. Por último, clique em Encerrar Sessão.
Se preferir, este tutorial também está disponível na página da biblioteca.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011


O P@thernon é a mais nova interface de busca da rede, que vai fazer uma varredura do assunto em voga não só na base Athena, mas em diversas bases como a C@pelo (Biblioteca Digital de TCCs), C@tedra (Biblioteca Digital de Teses e Disertações), com a vantagem que o usuário vai acessar todas as bases em um só lugar, o que facilita, agiliza e otimiza o resultado da pesquisa. Lá você ainda conta com um espaço para salvar seu histórico resgatar tudo o que já foi procurado na base.
Ela possibilita o acesso e recuperação dos materiais informacionais disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Unesp e, por enquanto, estão disponíveis

1 - Todo conteúdo da base Athena, com a possibilidade do usuário realizar suas pesquisas e demais transações (reservas, renovações, etc). O ID e senha são os mesmos que o do Aleph, que utilizamos diariamente.

2 - Conteúdo parcial das fontes de informação, em formato eletrônico, assinadas pela Unesp das bases Wilson, Proquest e Proquest Central.

3 - As coleções em formato eletrônico produzidas pela Unesp como as de teses e dissertações (C@thedra) e TCC (C@pelo)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Eu fico com a pureza das respostas

e com a simplicidade de encarar a vida, e a genialidade de enxergar diferente e inventar "moda", e todas as características inerentes às crianças. Um dia só delas é pouco pra tanta energia.
Elas alegram os ambientes, são decoradoras desde pequenas: pintam paredes, derrubam armários, mudam as coisas de lugar. O universo ao seu redor está numa mutante e gostosa transformação. Toquinho soube, com maestria, retratar na canção  Aquarela, a imaginação e criatividade latente dos pequenuchos: "Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo". Veja só que gesto mais simplório! Não precisa ser uma folha de sulfite branquinha, na gramatura ideal, de um determinado fabricante ou marca. Qualquer pedaço de papel dando sopa serve. "E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo". Menos é mais, olha ai, que belezinha, desde pequenos já sabem fazer bom uso do recurso que têm e construir o que precisam e, sem saber, já são minimalistas. São uns gêniozinhos em potencial.  Basta que os adultos aprendam a favorecer sua evolução dizendo mais sim do que não.

A minha preocupação com essas criaturinhas tão ricas, sedentas de conhecimento e curiosidade é tão imensa que em 1996 abriguei no subsolo do meu prédio o embrião do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infanto e Juvenil) e hoje está criança já tem vida própria.
Todos os sábados, crianças com seus pais vinham até mim para ouvir histórias e conhecer o espaço dos livros. Com o passar do tempo, um outro prédio foi construído não só para abrigar estantes coloridas, fantoches, livros infantis, sofás e carteiras confortáveis, mas também projetos com leitura, literatura infantil, interpretação e produção de textos.

Amanhã, dia das crianças, é um momento de pura nostalgia, afinal de contas, é nesta fase em que se descobre um pouco de quem você é  e também  é o momento em que se vivencia (ou pelo menos deveria) os momentos mais divertidos e deliciosos. Conheça o CELLIJ, reviva suas lembranças, incentive a leitura do seu filho(a), sobrinho(a), de uma criança. Dê a ela a oportunidade de um crescimento saudável, amadurecimento intelectual e formação cultural. A humanidade precisa e a evolução das espécies agradece. 
Deixo a mensagem de Monteiro Lobato, influente escritor da área infantil que diz " Um país se faz com homens e livros"




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Espaço aberto e de todos!

Devido ao grande número de reclamações constantes por parte dos usuários, a coordenação da biblioteca reforçou a importância da liberação das salas de estudos quando não estão ocupadas, assim todos podem fazer usufruto do espaço, afinal ele é público e de uso coletivo, portanto todos  têm o direito de um cantinho pra desfrutar do meu acervo, concorda? Conto com sua colaboração e comprensão.

Dobre e aprenda

Danielle Castaldelli é uma bióloga que divide o amor que sente pelos felinos com a arte milenar nipônica da dobradura. Estará aqui a partir das 9h, no dia 25, para dividir um pouco do seu vasto conhecimento na área. Ela mantém o blog Origami, Arte que dobra a Vida!
Origami  (oru: dobrar e kami: papel) é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

Matemática x Origami

A prática e o estudo do Origami envolve vários tópicos de relevo da matemática. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um modelo pode ser desdobrado) tem sido tema de estudo matemático considerável.
A dobragem de um modelo alisável foi provado por Marshall Bern e Barry Hayes como sendo um problema NP (teoria da complexidade computacional) completo
O problema do Origami é rígido ("se o papel for substituído por metal será ainda possível construir o modelo?") é de grande importância prática. Por exemplo, a dobragem Miura é uma dobragem rígida que tem sido usada para levar para o espaço grelhas de painéis solares para satélites.

Nas minhas prateleiras estão a sua disposição algumas obras que se relacionam ao tema. Pesquise o catálogo geral para conhecer material disponível nos acervos de outros campi.




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Basta um empurrãozinho

Está prevista até o término deste mês a implantação das recém-adquiridas prateleiras deslizantes, que abrigarão os periódicos, facilitando o arquivamento e o manuseio destes materiais. A aquisição atende 25% da demanda necessária para o adequado armazenamento do acervo disponível.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Primeira chamada para o embarque...


Finalmente, o mistério foi desvendado. Durante a semana vocês poderão adentrar ao túnel que estará disponível nas imediações do meu prédio. A equipe tá se dedicando bastante para que o evento agrade todo mundo e agregue novos conhecimentos. Até o dia do evento, o blog irá descrever alguns detalhes da programação e apresentar os convidados que estarão conosco durante o evento.

Simplesmente funcionou


É até irônico ter que confessar que, apesar de milhares de livros que abrigo no meu prédio, faltam-me palavras para descrever a importância que Steve Paul Jobs teve para mundo. Os dispositivos eletrônicos que você conhece hoje, o que há de mais moderno e inovador, desde o famoso e desejado Ipod, tocador de mp3 da Apple, empresa criada pela mente incrível de Jobs até o febril Ipad, que dizem ser meu inimigo mortal, pois num futuro próximo ele pretende acabar comigo, o que discordo totalmente (falaremos disso noutra ocasião, esta definitivamente não é a mais adequada), enfim, tudo isso se deu graças ao talento inato deste californiano, que nasceu em berço digital, a um passo do Vale do Silício, onde se concentram empresas e cabeças que idealizam e produzem inovações científicas e tecnológicas.
Não quero ser prolixa, Steve Jobs é um homem cuja capacidade, visão e história não cabem sequer em apenas um livro. É preciso (e merece) uma coletânea para contar a vida e o modo de enxergar deste que foi considerado uma das mentes mais brilhantes que nosso mundo já presenciou. Obrigada, Steve!

Para conhecer um pouco da contribuição deste homem à evolução da sociedade, o best-seller A cabeça de Steve Jobs está disponível para empréstimo EEB no câmpus experimental de Tupã

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

2 patinhos na lagoa... Paranoá


 Hoje é aniversário da Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição Federal, CF para os íntimos (que são poucos, ainda, infelizmente) Na última Segunda-Feira eu falei sobre normas e deveres e que o ser humano não vem com um manual de instruções ao nascer. Mas ao receber a Certidão de Nascimento, todo brasileiro, por direito, deveria ter acesso a um exemplar da CF também, afinal, é a lei máxima que rege nosso país. Nas escolas deveria ser divulgada e disseminada, Ou ao menos informar aos alunos sobre sua existência, se não for pedir muito.

Bem, ainda dá tempo de recuperar o tempo perdido: conheça a Constituição, faça uma leitura. É quase uma poesia, porque na prática, aaaa, querido usuário, está longe de ser concretizado, até mesmo por falta de consciência da população que desconhece o que é seu por lei e por isso mesmo não vai à luta.

De todas atribuições de um presidente da República, a fundamental é zelar pela Constituição da República. O documento é um conjunto de regras de governo que rege o ordenamento jurídico de um País. A versão em vigor atualmente -- a sétima na história do Brasil-- foi promulgada em 5 de outubro de 1988. O texto marcou o processo de redemocratização após período de regime militar (1964 a 1985).

Em seu 22º ano em vigor, a Constituição brasileira recebeu mais de 60 alterações (estou até mesmo pensando em classificá-la como periódico)

A Constituição deve regular e pacificar os conflitos e interesses de grupos que integram uma sociedade. Para isso, estabelece regras que tratam desde os direitos fundamentais do cidadão, até a organização dos Poderes; defesa do Estado e da Democracia; ordem econômica e social.

Até o ano passado, ligando no 0800-0123401, telefone da Imprensa Oficial, você fornecia um número de CPF e eles enviavam um exemplar da CF atualizada em seu endereço. Hoje, este serviço não existe mais. Mas ainda há a possibilidade de retirá-la em uma unidade física deste órgão ou fazer o download.

No meu acervo, você também encontra edições da Constituição Federal, atualizadas até 2007, com a Emenda Constitucional de nº 52. Até o presente momento são 64 Emendas, que podem ser consultadas, alteradas e complementadas acessando o site do Planalto.

A pergunta é: No atual cenário político brasileiro, há motivos para se comemorar?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Família, família: cachorro, gato, galinha...

Hoje é comemorado o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e também da ecologia, e que por isso também se comemora o Dia da Natureza.

O mercado Pet é altamente lucrativo devido a grande estima que as pessoas têm por seus bichanos. Existem até cemitérios para animais domésticos espalhados pelo país.

Os publicitários sabem bem disso e lançam campanhas como os bichinhos da Parmalat, que foi uma coqueluche à época (o elefante é fã do Parmalat...) Atualmente, a Cacau Show está com seu "Chocobichos". A fórmula não se cansa, porque animaizinhos, de pelúcia ou não, encantam a todas as idades, sempre!

Aqui em Prudente, existe uma comunidade no Orkut chamada Anjo de Quatro Patas onde estão disponíveis animais para adoção. E também há o blog Adote um Amigo que realiza o mesmo tipo de serviço, ambos de forma voluntária e sem custo para o interessado. Lá você também pode contribuir fazendo doações de ração, vermífugos, vacinas e até mesmo, se você for profissional da área, colaborar prestando seus serviços.

Na literatura também há vários clássicos que envolvem essas criaturinhas em seus enredos. Quem não se lembra da cadela Lassie, uma das mais conhecidas do cinema? O Rei Leão, que está atualmente em cartaz, sucesso nos cinemas em 1994, relançado em formato 3D. Se continuasse a exemplicar o acervo de materiais relacionados à fauna, ficaria aqui horas e horas mencionando títulos e obras, devido a sua tamanha extensão.

O escritor brasileiro Graciliano Ramos elegeu a cadela Baleia como uma de suas personagens no romance Vidas Secas, obra que é constantemente cobrada em concursos vestibulares. O próprio nome dela faz referência a outra espécie do mundo animal.
Esta obra está disponível no meu acervo em distintos exemplares e edições.

Outro romance que você encontra aqui é Marley e Eu, que figurou durante semanas nos topos dos mais vendidos e também teve adaptação para o cinema. Sou suspeita a dizer, mas a leitura do livro é bem melhor que a obra em filme.

E você, tem algum livro sobre o tema que tenha lido ou queira ler?


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Relembrar é viver


Bom dia, usuário!
Hoje venho refrescar sua memória. Lembra-se do dia em que se cadastrou comigo? Então, você recebeu um folder com instruções sobre como me utilizar. Ao contrário dos seres humanos, eu tenho manual de instruções. Tá, vendo? Não sou complexa de se utilizar, podendo me limitar a meras 3 páginas, rapidinhas de se ler. Portanto, refriso aqui a importância do conhecimento do  seu inteiro teor para melhor usufruir dos meus serviços. O Guia do Usuário disponibilizado a seguir foi reformulado, trazendo novo design e mais informações para melhor atendê-lo. Clique na imagem para ampliá-la e obter melhor visualização.
Se preferir, salve em seu computador e/ou imprima.
Você também pode ter acesso ao Guia no Mural de Informações 
Está no mesmo formato em que é impresso frente e verso.







Confira também os prazos, quantidades e valores de multas referentes às obras disponíveis no meu acervo.


Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

sábado, 1 de outubro de 2011

Rock in FCT

Termina amanhã a terceira edição do Rock in Rio, festival de música idealizado pelo brasileiro Roberto Medina, que acabou se tornando uma espécie de franquia.
Originalmente organizado no Rio de Janeiro,de onde vem o nome, e estreiado em 1985, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal.
Esta é a 10ª edição do evento, sendo a quarta vez a ocorrer aqui no Brasil. Também já foram realizadas quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, pela primeira vez, o festival aconteceu em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.
A atual edição do Rock in Rio começou na semana passada e vai até este domingo, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. O evento atingiu um público de 100 mil pessoas por dia.


No meu acervo você encontra uma reportagem que foi capa da penúltima publicação da Revista Época, que trouxe como tema Megashows que o país tem recebido e vai receber, como a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Além disso, você pode consultar também o livro 1001 Discos para ouvir antes de morrer, disponível no balcão de atendimento.



Formulário de Inscrição na Biblioteca Online