e com a simplicidade de encarar a vida, e a genialidade de enxergar diferente e inventar "moda", e todas as características inerentes às crianças. Um dia só delas é pouco pra tanta energia.
Elas alegram os ambientes, são decoradoras desde pequenas: pintam paredes, derrubam armários, mudam as coisas de lugar. O universo ao seu redor está numa mutante e gostosa transformação. Toquinho soube, com maestria, retratar na canção Aquarela, a imaginação e criatividade latente dos pequenuchos: "Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo". Veja só que gesto mais simplório! Não precisa ser uma folha de sulfite branquinha, na gramatura ideal, de um determinado fabricante ou marca. Qualquer pedaço de papel dando sopa serve. "E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo". Menos é mais, olha ai, que belezinha, desde pequenos já sabem fazer bom uso do recurso que têm e construir o que precisam e, sem saber, já são minimalistas. São uns gêniozinhos em potencial. Basta que os adultos aprendam a favorecer sua evolução dizendo mais sim do que não.
A minha preocupação com essas criaturinhas tão ricas, sedentas de conhecimento e curiosidade é tão imensa que em 1996 abriguei no subsolo do meu prédio o embrião do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infanto e Juvenil) e hoje está criança já tem vida própria.
Todos os sábados, crianças com seus pais vinham até mim para ouvir histórias e conhecer o espaço dos livros. Com o passar do tempo, um outro prédio foi construído não só para abrigar estantes coloridas, fantoches, livros infantis, sofás e carteiras confortáveis, mas também projetos com leitura, literatura infantil, interpretação e produção de textos.
Amanhã, dia das crianças, é um momento de pura nostalgia, afinal de contas, é nesta fase em que se descobre um pouco de quem você é e também é o momento em que se vivencia (ou pelo menos deveria) os momentos mais divertidos e deliciosos. Conheça o CELLIJ, reviva suas lembranças, incentive a leitura do seu filho(a), sobrinho(a), de uma criança. Dê a ela a oportunidade de um crescimento saudável, amadurecimento intelectual e formação cultural. A humanidade precisa e a evolução das espécies agradece.
Deixo a mensagem de Monteiro Lobato, influente escritor da área infantil que diz " Um país se faz com homens e livros"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
De leitor a autor...