Danielle Castaldelli é uma bióloga que divide o amor que sente pelos felinos com a arte milenar nipônica da dobradura. Estará aqui a partir das 9h, no dia 25, para dividir um pouco do seu vasto conhecimento na área. Ela mantém o blog Origami, Arte que dobra a Vida!
Origami (oru: dobrar e kami: papel) é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.
Matemática x Origami
A prática e o estudo do Origami envolve vários tópicos de relevo da matemática. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um modelo pode ser desdobrado) tem sido tema de estudo matemático considerável.
A dobragem de um modelo alisável foi provado por Marshall Bern e Barry Hayes como sendo um problema NP (teoria da complexidade computacional) completo
O problema do Origami é rígido ("se o papel for substituído por metal será ainda possível construir o modelo?") é de grande importância prática. Por exemplo, a dobragem Miura é uma dobragem rígida que tem sido usada para levar para o espaço grelhas de painéis solares para satélites.
Nas minhas prateleiras estão a sua disposição algumas obras que se relacionam ao tema. Pesquise o catálogo geral para conhecer material disponível nos acervos de outros campi.
Nas minhas prateleiras estão a sua disposição algumas obras que se relacionam ao tema. Pesquise o catálogo geral para conhecer material disponível nos acervos de outros campi.
Olá
ResponderExcluirGostei muito da postagem a meu respeito e sobre as maravilhas proporcionadas pelo origami, esta arte tão encantadora!
Boa Tarde
Olá Danielle, a equipe é quem agradece sua presença, simplicidade de espírito e disposição em ensinar. As minhas portas estão sempre abertas a você. Obrigada, mais uma vez, por ter estado conosco.
ResponderExcluir