terça-feira, 4 de outubro de 2011

Família, família: cachorro, gato, galinha...

Hoje é comemorado o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e também da ecologia, e que por isso também se comemora o Dia da Natureza.

O mercado Pet é altamente lucrativo devido a grande estima que as pessoas têm por seus bichanos. Existem até cemitérios para animais domésticos espalhados pelo país.

Os publicitários sabem bem disso e lançam campanhas como os bichinhos da Parmalat, que foi uma coqueluche à época (o elefante é fã do Parmalat...) Atualmente, a Cacau Show está com seu "Chocobichos". A fórmula não se cansa, porque animaizinhos, de pelúcia ou não, encantam a todas as idades, sempre!

Aqui em Prudente, existe uma comunidade no Orkut chamada Anjo de Quatro Patas onde estão disponíveis animais para adoção. E também há o blog Adote um Amigo que realiza o mesmo tipo de serviço, ambos de forma voluntária e sem custo para o interessado. Lá você também pode contribuir fazendo doações de ração, vermífugos, vacinas e até mesmo, se você for profissional da área, colaborar prestando seus serviços.

Na literatura também há vários clássicos que envolvem essas criaturinhas em seus enredos. Quem não se lembra da cadela Lassie, uma das mais conhecidas do cinema? O Rei Leão, que está atualmente em cartaz, sucesso nos cinemas em 1994, relançado em formato 3D. Se continuasse a exemplicar o acervo de materiais relacionados à fauna, ficaria aqui horas e horas mencionando títulos e obras, devido a sua tamanha extensão.

O escritor brasileiro Graciliano Ramos elegeu a cadela Baleia como uma de suas personagens no romance Vidas Secas, obra que é constantemente cobrada em concursos vestibulares. O próprio nome dela faz referência a outra espécie do mundo animal.
Esta obra está disponível no meu acervo em distintos exemplares e edições.

Outro romance que você encontra aqui é Marley e Eu, que figurou durante semanas nos topos dos mais vendidos e também teve adaptação para o cinema. Sou suspeita a dizer, mas a leitura do livro é bem melhor que a obra em filme.

E você, tem algum livro sobre o tema que tenha lido ou queira ler?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

De leitor a autor...

Formulário de Inscrição na Biblioteca Online